quinta-feira, 18 de junho de 2015

20.05.15 Tipos de hipertexto, links/ Letramento digital

      No primeiro momento dessa aula, foram apresentados trabalhos sobre tipos de hipertextos, tipos de links e hipertextos autorais (educacionais ou jornalísticos).
      Arly Tenório discorreu sobre webquest, mostrando sua estrutura. Apresentou tipos de links através do seu site (Imagem e diversão), denominou três tipos de links presentes no site como farpa, bicão e susto. Apresentou tipos de hipertextos diferenciados, a desciclopédia (em rede), revista superinteressante (reticulado) e um teste vocacional (sequencial).
      Alcilene Vieira apresentou seu trabalho sobre tipos de links e hipertexto, através de um hipertexto jornalístico, utilizando as informações sobre Lúcia Santaella e sobre suas palestras ocorridas na UFAL.
      Luciano Bertulino apresentou também o seu trabalho através do tema "Museu de língua portuguesa 2010-menas o certo do errado, o errado do certo". Discorreu sobre o tema e apresentou o modelo de hipertexto linear, produzido por ele.
      Juliana Lima fez sua apresentação sobre links e hipertexto, utilizando a letra da música Monte Castelo de Legião Urbana, cujo objetivo seria trabalhar a intertextualidade com alunos de ensino médio, assim foi utilizado o Soneto de Infidelidade de Roseane Freitas. 
      José Edson abordou notícias jornalísticas, apresentou a estrutura do hipertexto hierárquico, os links maliciosos. Sua produção de hipertexto se deu em torno do ensino público e trabalho docente no discurso jornalístico do Jornal Gazeta de Alagoas.
      Roseane Santana utilizou o blog "Suspiros e desatinos" para mostrar o design do hipertexto e os tipos de links. Apresentou sua produção de hipertexto, com a utilização de música e imagem voltados para a educação infantil.
      
      As apresentações foram muito enriquecedoras, pois através dos diversos exemplos de hipertextos, foi possível uma maior discussão e reflexão para melhor entendermos as nuances dos tipos de hipertexto.


      Nesta aula houve ainda a apresentação do texto "Gêneros digitais e desafios de alfabetizar letrando" de Júlio César Araújo. Nesse texto é discutida principalmente a noção de escrita e leitura, onde se faz um breve panorama histórico do conceito e da utilização destas na escolarização. Assim discutiu-se sobre a evolução, desde quando se falava em codificação e decodificação, e com o tempo se chegou a uma noção de alfabetizar e letrar, depois com o advento da tecnologia se chega ao letramento digital.

     
     Através dessa apresentação temos alguns pontos relevantes a serem pensados e estudados mais a fundo, a saber, a noção de novos gêneros, bem como a ideia de enunciação digital. Ambos pontos foram questionados pelo professor Luiz Fernando e merecem uma atenção e reflexão maiores. O que muito tem ocorrido dentro da efervescência dos estudos sobre gêneros digitais e letramento digital são criados modismos, que talvez numa busca por respostas rápidas acabam saindo do "forno" sem estarem ainda estudados com cautela.

      
        
           

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