Nesta aula foi dada continuidade às apresentações pelos grupos sobre os textos sobre gêneros digitais.
O primeiro grupo a apresentar foi composto por Flávia Karolina e Niedja Balbino sobre o artigo Analysing the rhetoric of digital genres. Elas destacaram principalmente que os autores do artigo não abordam os gêneros como digitais, eles analisam os gêneros que estão disponíveis em ambiente virtual.
O segundo grupo: Josimar, Luciano e Nildo apresentaram "Critérios para o estudo de reelaborações de gêneros em redes" de Júlio César Araújo. O que o autor defende, contrariando até os próprios estudos anteriores, é que gêneros digitais não existem.
Discordo dessa noção. De toda forma o gênero continua sendo gênero textual, porém numa modalidade diferente da convencional, nesse caso, ao meu ver, a definição mais adequada seria na forma mais completa e detalhada: gênero textual digital.
Em seguida, o grupo a apresentar foi composto por Dayanne Teixeira, João Vitor e Juliana Lima, sobre o texto Gêneros textuais no contexto digital & Educacional de Ediléia Félix Corrêa. O grupo discordou de vários aspectos desse estudo, destacando uma grande incoerência, uma teoria muito futurista, outro ponto negativo que merece destaque é a afirmação da autora de que os links são acessórios, discordamos desse ponto, pois o link tem uma centralidade fundamental no hipertexto.
Outro grupo na sequência foi formado por Alessia, Alcilene e Arli, apresentando o texto Gêneros Digitais: as TIC como possibilidades para o ensino de Língua Portuguesa de Lopes, Góes e Piccolotto. Os autores afirmam a importância de se articular as Tecnologias de Informação e Comunicação às propostas pedagógicas. O foco é no ensino de Língua Porguguesa. Os autores, após obterem resultados de pesquisas, afirmam que o blog é uma das ferramentas relevantes de ensino, já que os alunos poderiam dominá-lo mais facilmente.
Não há dúvidas de que a escola precisa de uma atualização em suas propostas pedagógicas para atender também aos interesses dos alunos de acordo com o seu tempo.
Por último houve a apresentação por Eliezer e Luziana sobre "Digital Genres, new literacies and autonomy in language learning" editado por Luzón, Ruiz-Madrid e Villanueva.
O grupo destacou o que o texto traz sobre autonomia do aprendiz no ensino de línguas, defendendo que o professor deve incentivar o aluno a ter autonomia, que leve-o a perceber o que é útil e o que não é nas suas pesquisas na internet. Foi apresentado também um software, cujo objetivo seria ensinar ao aluno uma língua estrangeira de forma autônoma, porém percebe-se ainda assim uma necessidade do mediação de um professor.
Um dos desafios atuais para os professores é o domínio das novas tecnologias para assim poder mediar o ensino de forma ativa e competente.
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