1ºMomento:
Contamos com as apresentações dos trabalhos de três alunas da disciplina, Flávia, Dayanne e Norberta, as quais cursaram essa mesma disciplina anteriormente, dessa forma puderam fazer uma explanação sobre alguns assuntos pertinentes, bem como sobre as produções solicitadas pelo professor Fernando, através dos blogs.
A partir dessas trocas, pudemos entender um pouco mais sobre aspectos fundamentais a serem compreendidos sobre hipertexto, a saber, noções sobre linguística de texto e elementos de textualidade que assim como os textos convencionais, os hipertextos também funcionam através de estratégias textuais fundamentais para a construção de sentidos. Vimos também a análise dos recursos visuais como constituintes da produção e leitura de hipertexto. Pode-se dizer que imagens e textos devem estar em sintonia para uma efetiva construção de sentidos.
2º Momento:
Tomando como ponto de partida as discussões do primeiro momento, continuamos numa discussão conduzida pelo professor Luiz Fernando, em que o mesmo abordou questões sobre definição e características do hipertexto, especialmente relacionando aos elementos de textualidade já popularizados sobre o texto convencional, mas que também fazem parte do hipertexto, porém de forma diferenciada. São destacados nessas discussões os seguintes elementos: informatividade, topicidade e situcionalidade.
Para Braga (2003 apud Gomes, 2010) "essa nova modalidade linguística engloba formas alternativas de construção textual que buscam contornar as dificuldades impostas a leitura do texto na tela e também explorar os novos recursos expressivos oferecidos pelo meio digital".
Nenhum comentário:
Postar um comentário